23/07/2010

Contanto que seja real.

Primeiramente, prepare-se para um texto beem grande. Eu me empolguei hihi.

''Fulano diz: - Eu adoro Mozart
Cicrano diz: - Que mau gosto você tem!
Fulano diz: - Mau gosto? Você gosta de que então?
Cicrano diz: - Eu adoro funk
Fulano diz: - Que mau gosto!''

Comumente ouvimos ou falamos que fulano de tal tem um mau gosto, cicrano tem um bom gosto ou algo do tipo. Nós costumamos definir ''mau gosto'' como aquilo que nós não gostamos, ou repugnamos, e como ''bom gosto'' aquilo que nos agrada. Mas geralmente não paramos pra pensar se o critério utilizado para tal julgamento é justo ou se tem sentido. Afinal, você pode até pensar que fulano de tal tem mau gosto, mas com certeza outras pessoas que tem o mesmo gosto de fulano de tal não concordam com isso.

E por que esse tipo de julgamento ocorre principalmente quando se trata de música? É algo bastante complicado. Eu, por exemplo, gosto de jiló, mas ninguém fica enchendo meu saco por isso. O máximo que dizem é ‘‘Eca!’’ ou ‘’Você é doida?’’. Já quando se trata de estilo musical, a coisa muda. Estão ocorrendo várias guerrinhas por aí entre estilos musicais diferentes ou até mesmo entre cantores e bandas do mesmo estilo, cada um tentando mostrar ser melhor.

O termo modinha é o que mais tem sido usado quando se fala de gostos. Algumas pessoas só gostam de uma música por que é a música que ''todo mundo está ouvindo''. Talvez isso ocorra pois a pessoa quer se sentir incluída em algum tipo grupo. Eu não concordo com pessoas assim. Mas também existem pessoas que dizem :''Não gosto disso porque é modinha''. Também não acho que isso seja algo justo, legal. Os artistas não podem ser julgados pela quantidade de sucesso que fazem, mas sim pelo trabalho que fazem. Eu não me importo com o fato de um cantor ou banda que eu goste ser modinha ou não. Por mim pode ser o que for, desde que não afete a qualidade do trabalho dele, e que continue me deixando feliz.

E as guerrinhas continuam. Estive pensando nisso e talvez seja por que muitas pessoas se sentem, de certa forma , ofendidas por verem alguém gostando de algo contrário ao que ela gosta. Talvez elas pensem assim: ‘’O que? Como você pode gostar desse estilo musical, que eu não gosto, se você tem esse, que eu gosto e acho o melhor, pra ouvir?’’. Estou apenas especulando, é claro. Com certeza existem n motivos para essas batalhas acontecerem. Entre eles, acredito que o fator diversão está envolvido.

Tem se tornado um meio de diversão falar mal dos gostos alheios. Você não gosta de um determinado cantor, mas entra na comunidade dele só pra bisbilhotar. Encontra então um tópico em que estão falando mal de um cantor que você gosta. O que você faz? Vai defendê-lo, é claro, e se possível, ainda chama uns amigos pra ajudar. Criticando o gosto de outras pessoas nós nos sentimos, de certa forma, parte de um grupo que partilha as mesmas opiniões. Um grupo que provavelmente ri do gosto de outra pessoa.Isso garante um sentimento de aceitação. Tanto o lado que critica quanto o lado que defende estão no meio de uma espécie de jogo, em que o prêmio buscado tem a ver com se sentir ‘O’ melhor. Eu confesso, já participei de debates assim, e é legal esculachar o gosto musical do outro, mas é claro que não é tão legal quando falam mal de algo que eu gosto. Parece que nossa personalidade é definida apenas pelos nossos gostos musicais. Se gosta de rock é drogado, se gosta de funk é favelado, se gosta de música clássica é brega. Como se uma pessoa não pudesse gostar de mais de um estilo musical. E é aí que começa o preconceito musical, que renderia assunto para outro post.

Parece que esse tipo de guerrinha nunca vai ter fim. E quem ganha com isso? Os artistas é claro. A verdade é que eles não estão nem aí para o que a gente pensa, desde que não afete o dinheiro deles no fim do mês. As guerrinhas só fazem com que na tentativa de defender sua banda seu amor por ela aumente e, desse modo, você compre mais. Podem haver exceções, é claro, mas basicamente é isso. É a concorrência que faz o mercado da música crescer.

Como último recado, quero dizer o seguinte. Você não acha tal banda legal? Tudo bem! Só não julgue uma pessoa pelo o que ela gosta, pois você pode estar cometendo uma grande injustiça e talvez enganando a si mesmo. Goste do que for, contanto que você realmente goste daquilo. Que aquilo realmente te faça ser uma pessoa melhor, que faça você se sentir bem. Goste do que for, contanto que seu sentimento por tal coisa seja real, verdadeiro.

Já falei demais.
Não importa o estilo, seja feliz com a música
Fiquem bem.
Pauta para o Blorkutando. É a minha primeira vez, sim.*-*
Ficou grande, mas não tenho culpa: é isso o que acontece quando eu me epolgo com um assunto.

Seja o primeiro a comentar

Total de visualizações de página

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO