11/08/2010

Maias

Tipo, eu vou ter prova amanhã, de história. De português também, mas no momento não vem ao caso. Acontece que no livro de história, entre as matérias que eu vou ter que estudar, tem um pouquinho de informação sobre os maias. Como eu achei tudo muito interessante, é sobre eles que eu vou falar nesse post.

A civilização maia era organizada em múltiplas cidades que competiam entre si, nos campos comercial e militar. Os maias eram um povo agrícola, que cultivava principalmente o milho. Eram exímios arquitetos, engenheiros, astrônomos e matemáticos. Desenvolveram sistemas de irrigação que eram fundamentais para as plantações. Elaboraram complexos cálculos matemáticos, inclusive com o uso do zero, conheciam profundamente a Astronomia (uhuul) e contruíram observatórios para melhor estudar o céu, além de terem confeccionado calendários muito elaborados.

Estima-se que a população maia tenha alcançado os 2 milhões de habitantes. No século XVI, quando os espanhóis chegaram à área maia, essa civilização estava decadente e à beira do esfacelamento. Não se sabe o que levou a essa desintegração: alguns estudiosos falam de uma grande e prolongada seca que teria castigado a região, outros afirmam que eles foram vítimas de sua própria grandeza.

Existem muuuuuuuitas outras informações sobre os maias, com fotos e tudo mais aqui ó . Vale a pena dar uma olhada, é muito legal. Eu não vou falar muita coisa mais por que como eu disse antes, tenho duas provas amanhã, então, é foda. 

E eu tava lá dando uma olhada num site que eu adoro, o Um sábado qualquer, e achei essa tirinha (clique para ampliar):

Pode ter sido por isso que a civilização acabou haha. E tem essa charge do Charges.com.br
 
Bem, depois volto com algo melhor.

Bjokas

Seja o primeiro a comentar

Total de visualizações de página

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO