I have a dream
I have a dream. Esse é o nome do mais famoso discurso de Martin Luther King Jr, feito em 1963. Um discurso que era apenas uma representação em palavras de todos os seus atos e seus esforços para obter a igualdade entre negros e brancos. Discurso o qual é lembrado até hoje e é citado como um exemplo.
Mas Luther King não ficou parado. Ele não ficou pensando: ‘’Ah, eu tenho um sonho. Ponto.‘’ Ele foi lá e fez o possível para que esse sonho se tornasse realidade. Ele organizou e liderou marchas a fim de conseguir o direito ao voto, o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis básicos. Ele não ficou lá sentado esperando que seu sonho se tornasse realidade.
Mas existem alguns impedimentos que às vezes nos ‘stopeiam’ e nos barram na hora de atingir nossos sonhos. Alguns deles podem ser
1° Pressão
Você quer ser psicóloga (o) (ou qualquer outra coisa) Mas seus pais dizem que é uma profissão ingrata e que você não vai ganhar nenhum dinheiro. Seus amigos pensam que você é medíocre por escolher uma profissão como essa. O resto da sua família te olha como um estranho. Mas é seu sonho, sua meta de vida, ser bombeiro (ou psicólogo, ou qualquer outra coisa)! Então acredito que você não pode desistir disso só por que alguém falou isso ou aquilo. Explique para as suas pessoas o porquê de ter escolhido essa profissão, mostre realmente seu interesse. É você que está vivendo sua vida! Contanto que você não prejudique ninguém com seus atos...
2º Insegurança
Você já ‘imaginou’ seu sonho e já decidiu que é isso mesmo o que você quer. Mas aí você começou a ficar com medo de não conseguir atingir seu objetivo. Ou seja, você sabe o que quer, mas não sabe se vai ter pulso para lutar por seu sonho. Eu já tive dúvidas desse tipo. Elas são normais, e bem comuns. O que fazer? Eu te peço: não desista! Sério! Não se menospreze, se realmente quer, não fique esperando sentada (o). Pode ser um tempo perdido na busca de sua felicidade.
3º Incerteza
Diferentemente do caso acima, você já imaginou seu sonho, mas não sabe ainda se é isso mesmo o que você quer. E por isso não quer mover nenhuma palha para realizá-lo, por que tem medo de se arrepender no meio do caminho. O que fazer? Eu sugiro, primeiramente, pensar no tamanho da sua incerteza. Se não for muito grande, que tal começar a agir em busca do seu sonho? Se você resolver que tem outro sonho mais importante, comece a fazer algo para realizá-lo, mas isso não significa que você tem que deixar o antigo, apenas se os dois não puderem coexistir.
E você? Também tem um sonho? E o que você está fazendo para realizá-lo?
O número de sonhos varia de pessoa para pessoa. Aqueles que têm muitos sonhos, e muitos deles são meio que ‘impossíveis’ são geralmente chamados de sonhadores. E aqueles que têm um sonho ali, outro lá, e não sonham com nada impossível são chamados de realistas. Sim, acredito que até mesmo os realistas têm sonhos. Todas as pessoas têm sonhos, mesmo que não admitam. Às vezes elas apenas não descobriram qual o sonho delas ainda, e para isso elas precisam de uma espécie de autoconhecimento. E nem todos os sonhos são impossíveis. Mas se você realmente sonha em fazer um elefante ficar do tamanho do seu dedo mindinho com um piscar de olhos... Você tem que ser um pouco realista. A não ser que a gente esteja dormindo, aí a gente pode sonhar com o que quiser, rs
Eu me considero ‘realisonhadistadora’, ou seja, acho que em alguns momentos sou realista, e em outros momentos sou sonhadora. Afinal de contas, não acredito que sonhar faça mal, mas não podemos ficar vivendo no mundo dos sonhos e esquecermos a realidade.
Para finalizar, que tal uma música? Eu sugiro Imagine, do John Lennon. Nessa música ele diz:
Pauta para a 100º edição do Blorkutando *-*